Desempenho - SEGPES - Desenvolvimento de Pessoas
O Programa de Gestão de Desempenho por Competências e Resultados do Tribunal Superior do Trabalho tem como objetivo mapear, avaliar e desenvolver as competências dos servidores, bem como definir, avaliar e desenvolver entregas necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
Neste novo formato, o foco do Programa é possibilitar o desenvolvimento do servidor e o melhor aproveitamento do potencial e dos talentos individuais, estabelecendo bases para integração dos subsistemas de gestão de pessoas, como lotação, seleção, desempenho, carreira e sucessão, treinamento e desenvolvimento.
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Um olhar para o desenvolvimento
- Avaliação agora é baseada em competências que correspondem aos componentes curriculares (ações de capacitação) definidos no Programa de Educação Corporativa do TST - Educare. Assim, as lacunas identificadas na avaliação podem direcionar com clareza a participação em capacitações.
Foco no posto de trabalho
- O servidor será avaliado de acordo com o posto de trabalho que ocupa, com foco nas competências necessárias para executar seu trabalho, tornando a avaliação mais individualizada. Os postos de trabalho foram simplificados e agora correspondem às linhas de desenvolvimento do Educare - definidas conforme a unidade de lotação do servidor.
Nova estrutura de avaliação
- Os servidores serão avaliados na dimensão qualitativa, que considera desempenho em competências organizacionais, gerenciais e específicas, e na dimensão quantitativa, que mensura o progresso de metas, atividades ou tarefas definidas pelo gestor.
- Além disso, servidores em Estágio Probatório são avaliados na dimensão legal do desempenho, referente aos fatores de avaliação exigidos por lei.
Fontes de avaliação
- Além da avaliação pela chefia imediata, foi incluída a autoavaliação do servidor, que será considerada como parte da avaliação final.
Feedback Contínuo & PDI
- A nova avaliação permite considerar a visão do desempenho tanto do gestor quanto do servidor e incentiva o diálogo contínuo entre ambos.
- O resultado das avaliações deve basear a proposição do Plano de Desenvolvimento Individual.
Sistema Aprimorado
- O sistema de avaliação é completamente novo e intuitivo. As melhorias na plataforma de avaliação garantem maior autonomia e eficiência no processo avaliativo.
Resolução Administrativa n. 2631, de 7 de outubro de 2024
Regulamenta o Programa de Gestão de Desempenho e Resultados no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho.
Conteúdo de Responsabilidade do
NUCAD - Núcleo de Carreira, Competências e Desempenho, vinculado à
CDEP - Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas
Email: nucad@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4153