PJe, sistemas satélites, Política de Gestão da Inovação e Bem-te-vi - TST Intranet

PJe Novidades das versões 2.7.1 e 2.6.5
O sistema PJe recebeu diversas melhorias e correções que vão ajudar a aumentar a produtividade nos gabinetes e trazer facilidade a todos os usuários. Confira a seguir:
a) Novas etiquetas (chips):
- Petições pendentes, mesmo removidas do escaninho
- Mandados devolvidos e pendentes
- Certificar - Indicação genérica de que algo precisa ser certificado
- Além das etiquetas já implementadas na versão 2.6.5: novo processo, prevenção, embargo de declaração, embargo, agravo e recurso extraordinário;
Além de novas etiquetas, também agora é possível atribuir etiquetas em lote, por meio do ícone de etiqueta a seguir.
b) Processos urgentes: no agrupador "Analisar processo" estará destacada uma "bolinha vermelha" com a contagem de processos urgentes e/ou com pedido de tutela/liminar que estão naquelas tarefas.
c) Novidades do GIGs: os usuários poderão criar e adicionar comentários às tarefas do GIGS em lote. E além disso, a tela de detalhes do processo trará logo à direita o menu do GIGS com suas atividades e prazos. Agora também é permitido transitar os processos e movimentar em lote entre tarefas e também por meio do lançador universal em lote (menu processo, janela de detalhes).
d) Despacho em lote: para criar despachos em lote, basta clicar no ícone de criar despacho e o sistema abrirá a possibilidade de gerar minutas de despacho com conteúdo igual para diversos processos.
e) Baixa de processos: o nó de tarefa para baixa de processos ao TRT foi migrado e agora utiliza interface KZ.
f) Anexo de mídias: O PJe agora permite peticionar e anexar mídias aos processos. Mídias de formato .mp3 e .mp4 deverão ter até 200 MB.
g) JTe - documentos restritos: A nova versão do PJe, junto a atualização do JTe agora permite consulta de documentos restritos de outros tribunais.
h) Copiar documentos em lote: permite ao usuário replicar documentos presentes em outros processos no processo em qual está trabalhando.
i) Encaminhar para pauta ou sessão: Agora ao clicar no botão "Encaminhar para inclusão em pauta ou sessão" o usuário será questionado se quer "Encaminhar para inclusão em pauta" ou "Encaminhar para inclusão em sessão".
j) Uso da fonte Open Sans: a fonte Open Sans será usada nos documentos com tamanho 12 nos estilo de corpo e ementa.
f) Anexo de mídias: O PJe agora permite peticionar e anexar mídias aos processos. Mídias de formato .mp3 e .mp4 deverão ter até 200 MB.
g) JTe - documentos restritos: A nova versão do PJe, junto a atualização do JTe agora permite consulta de documentos restritos de outros tribunais.
h) Copiar documentos em lote: permite ao usuário replicar documentos presentes em outros processos no processo em qual está trabalhando.
i) Encaminhar para pauta ou sessão: Agora ao clicar no botão "Encaminhar para inclusão em pauta ou sessão" o usuário será questionado se quer "Encaminhar para inclusão em pauta" ou "Encaminhar para inclusão em sessão".
j) Uso da fonte Open Sans: a fonte Open Sans será usada nos documentos com tamanho 12 nos estilo de corpo e ementa.
k). Logo de "100% digital" para os processos que sejam dessa categoria.
l). Correções de erros em diversas funcionalidades.
Informações obtidas do hotsite elaborado pela CPE - Coordenadoria de Processos Eletrônicos, endereço:
https://sites.google.com/tst.jus.br/novidadespje/vers%C3%A3o-2-7-1
Assistente de minutas Hermes (integrado ao sistema Gabinete Eletrônico)
O TST lançou no final de outubro o assistente de minutas, como complemento do Gabinete Eletrônico. A nova ferramenta irá contribuir para a elaboração de minutas de votos otimizando o tempo de elaboração e diminuindo as etapas de trabalho. Com ele será possível:
- Criar e utilizar um banco de modelos de minutas;
- Criar estruturas de minutas conforme a classe processual;
- Salvar trechos de textos que podem ser reutilizados nas minutas, chamados de “autotexto”;
- Criar modelos baseados em temas.
- O sistema ficará disponível na pasta desktop de “Sistemas Jurídicos” além de estar integrado no sistema já existente Gabinete Eletrônico.
Plenário Eletrônico
Melhorias
- Adicionar texto alternativo para a foto do magistrado com apenas o nome do magistrado, sem a informação do voto (como ocorre na sigla);
- Adicionar fotos dos magistrados no painel de votação vertical (visão alternativa, resumida);
- Tratar visibilidade na criação de itens de divergência em processos do eSIJ;
- Atualizar logo e ícone das aplicações conforme novas artes fornecidas pela SECOM.
Correções
- Consulta individual de processo não traz informação de redator designado;
- Botão de exportação trava a barra de progresso e altera o label quando é aplicado um filtro durante uma exportação em andamento;
- Relator não visualiza situação de redator designado não efetivado;
- Falha ao inserir justificativa interna contendo determinados caracteres no texto, em processos PJe;
- Falha na supressão do texto inicial da decisão na exportação de processos;
- Falha ao carregar votos de processos que tiveram pedido de vista e depois foram retirados de pauta;
- Correção para permitir MPT visualizar o voto do relator na qualidade de parte atuando como Custos Legis;
- No leiaute da planilha exportada que aparecia desformatado devido a textos de ementa/decisão pré-formatados em HTML;
- Na falha ao suprimir o início do texto da decisão (ISTO POSTO) em navegadores muito antigos.
Secretaria Eletrônica
Melhorias:
- Disponibilizar atalho para edição da certidão na tela de assinatura em lote;
- Adicionar a hora na caixa de seleção de sessões;
- Incluir opção para indicar se é ou não para andar no fluxo na inclusão de processo diretamente na sessão;
- Exibir todos os impedimentos/suspeições de processos PJe, ao invés de apenas o último;
- Verificar compatibilidade da nova versão do shodo (1.2.0);
- Adicionar nomes das partes com inscrição de advogado bem como os respectivos advogados na exportação da lista de processos CSV;
- Permitir remover redator nos processos do PJe antes do julgamento;
- Substituir o termo "com participação" por "com a presença" no rascunho da certidão;
- Não exibir mensagem de erro caso o usuário cancele a assinatura com certificado digital (SHODÖ);
- Ajustar mensagem de rodapé no acompanhamento do pregão;
- Alterar Filtro rápido para as situações de certidões;
- Adicionar o sequencial do processo e o sequencial da lista de preferências na exportação da lista de processos para arquivo CSV;
- Limitar o tamanho da mensagem de erro e inserir a barra de rolagem;
- Restaurar certidões em lote.
- Exibir alertas sobre os valores sequenciais dos processos com inscrições de advogado e disponibilizar opção de ocultar o valor sequencial de preferência original da lista impressa;
- Disponibilizar informação de minuta analisada/alterada, via SIJ/SAG;
- Atualizar logo e ícone das aplicações conforme novas artes fornecidas pela SECOM.
- Fechamento do livro do SIJ no botão de Ordenar;
- Exibir alertas sobre os valores sequenciais dos processos com inscrições e disponibilizar opção de ocultar o valor sequencial de preferência original da lista impressa;
- Atualizar logo e ícone do Plenário Eletrônico e da Secretaria Eletrônica;
- Alterar o nome do arquivo de exportação da lista de advogados para CSV para advogados.csv;
- Na funcionalidade "Acompanhamento de Pregão", emitir aviso quando não houver uma sessão do OJC no dia;
- Ao abrir a tela de filtros com algum filtro rápido aplicado, indicar os filtros aplicados e apresentar informação dos totais filtrados.
- Na falha ao tentar gerar certidão com o relator do processo marcado como ausente;
- Na falha na exportação dos números sequenciais dos processos na funcionalidade de exportação da lista de advogados para CSV;
- Na falha na funcionalidade de verificação de disponibilidade do Shodo, que indicava indisponibilidade mesmo estando corretamente instalado;
- Correções e ajustes de interface como mensagens, ajustes de cores, tamanho de campos, etc.;
- Na falha da supressão do texto inicial da decisão.
Correções
- Ao apagar o trecho das partes na certidão o preview da certidão continua exibindo a informação;
- Acompanhamento de Pregão realiza infinitas e consecutivas tentativas de recarregamento da página quando a geração do token de serviço falha;
- Consulta individual de processo não traz informação de redator designado;
- Na falha na sinalização de envio de acórdão/certidão ao PJe devido a tratamento incorreto na resposta do serviço de integração;
- Os textos de introdução da certidão e observações estão inadequados para magistrados marcados como ausentes e/ou impedidos;
- Mensagem de erro indicando incorretamente que um processo que está na sessão foi removido da sessão;
- Alguns caracteres (UTF-8) não são corretamente tratados no corpo da certidão nem no corpo do rascunho da certidão;
- Na falha na confirmação de análise de minuta alterada no SIJ ou PJE, ou ementa/decisão alterada(s) no SIJ;
- Na falha ao carregar votos de processos que tiveram pedido de vista e depois foram retirados de pauta;
- Na falha na geração de certidões que tiveram minutas de voto geradas no GE sem decisão;
- Na falha ao carregar redator;
- Na falha na cópia/exibição de alguns caracteres do texto da decisão para o rascunho da certidão.
- Na falha ao editar composição em lote para processos do PJe;
- Na falha ao pré-selecionar a sessão do dia no Acompanhamento Pregão.
Política de Gestão da Inovação em TI
A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Ministra Maria Cristina Peduzzi, instituiu a Política de Gestão da Inovação em Tecnologia da Informação (TI) do TST. O propósito é aprimorar as atividades por meio da difusão da cultura da inovação, da modernização de métodos e de técnicas de desenvolvimento dos serviços, seja de forma coletiva ou por meio de parcerias. A regulamentação do dispositivo se deu por meio do Ato TST.GP 321/2021, publicado em 26 de novembro de 2021.
Entre os princípios de gestão que norteiam o programa estão a promoção da cultura da inovação no desenvolvimento de procedimentos que qualifiquem o acesso à justiça; a excelência na prestação do serviço judicial, processual e administrativo, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento ao usuário do Poder Judiciário; e o fomento à acessibilidade e à inclusão.
O ato também prevê a promoção de ampla participação de ministros, magistrados, servidores e atores externos ao Poder Judiciário. Um dos objetivos é buscar uma visão multidisciplinar e dialogada para a resolução de problemas e criação de soluções. Outra meta é simplificar tarefas e procedimentos que otimizem recursos para uma eficiente prestação de serviços.
Bem-te-vi
O sistema Bem-te-vi recebeu diversas melhorias. Entre elas:
1) Divisão do painel lateral
● O painel lateral foi dividido em duas abas.
● Os filtros sobre informações dos sistemas continuam na aba "Filtros".
● Já os filtros que faziam parte da seção "Filtros Preditivos" foram transferidos para a aba "Robôs".
● E você pode combinar os filtros das duas abas!
2) Aba "Robôs"
● Apresenta os filtros gerados a partir de inteligência artificial e possui duas seções:
● Processos Semelhantes, que traz filtros que agrupam processos semelhantes automaticamente; e
● Sugestões, que prevê dados baseando-se no histórico de decisões dos últimos dois anos do Gabinete.
3) Seção Processos Semelhantes
Agrupamento por Parte + Assunto
Considera os dados de classe, assunto e parte do processo.
Para cada item do filtro são apresentados:
● o número do grupo;
● a quantidade de processos naquele grupo;
● o nome da parte com maior frequência (pode ter processos de outras partes); e
● o assunto de maior frequência (pode ter processos de outros assuntos).
Os grupos tendem a ser menores e mais precisos do que o agrupamento por advogado.
Você pode utilizar os outros filtros para refiná-los.
4) Considera os dados de classe, parte e advogado da parte.
Para cada item do filtro são apresentados:
● o número do grupo;
● a quantidade de processos naquele grupo;
● o nome da parte com maior frequência (pode ter processos de outras partes); e
● o advogado de maior frequência (pode ter processos de outros advogados).
Os grupos tendem a ser maiores e menos precisos do que o agrupamento por assunto.
Você pode utilizar os outros filtros para refiná-los.
5) Seção Sugestões
● Apresenta os filtros "Quem poderá elaborar a minuta?", que apresenta a sugestão de um servidor experiente na elaboração de processos parecidos com o processo em questão;
● e "Será denegado por transcendência?", que prevê se o processo poderá ou não ser denegado por transcendência.
● Na barra abaixo do filtro de transcendência é possível determinar a faixa do percentual do grau de confiança.
6) Em caso de dúvidas
Você pode consultar o ícone de ? ao lado de cada filtro para mais informações.
Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907