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"A rede wi-fi corporativa e os repetidores de redes móveis do Tribunal muitas vezes não funcionam bem."

 

A rede Wi-Fi do TST não apresenta falhas recorrentes, e ajustes contínuos buscam melhorar a experiência dos usuários. Segundo a CITEC - Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica, a infraestrutura inclui dois links de 2 Gbps operando simultaneamente, sem registros de saturação e com monitoramento contínuo. No entanto, desafios naturais das redes sem fio impactam a qualidade do sinal, como interferências, barreiras físicas (paredes, móveis grandes, concreto, água) e a alta demanda de usuários.

Leonardo Lobo Pulcineli, Coordenador da CITEC, nos explica que “independentemente da tecnologia utilizada, as redes sem fio apresentam limitações inerentes ao meio radioelétrico. Assim como em uma sala onde a conversa pode ser abafada por paredes grossas ou objetos que bloqueiam a passagem do som, o sinal Wi-Fi também pode ser impactado por barreiras físicas como paredes, concreto, reservatórios de água e até mesmo móveis grandes. Esses obstáculos criam “pontos cegos”, ou seja, áreas onde a intensidade do sinal diminui ou pode até se perder completamente, especialmente em locais como subsolos ou áreas com grande concentração de barreiras estruturais.”

Para exemplificar, no TST onde diariamente conectam-se à rede Wi-Fi 350 usuários em média, a qualidade da conexão pode ser um desafio devido à sobreposição de canais e interferências, afetando a estabilidade da rede. Esse cenário pode levar a quedas ocasionais e instabilidade, um problema menos comum em redes cabeadas. Além disso, a percepção de uma conexão ruim pode estar relacionada às características do próprio dispositivo do usuário, como notebooks ou celulares com configurações ou capacidades limitadas. 

Para minimizar problemas, unidades que enfrentam dificuldades podem solicitar uma análise técnica e a instalação de mais antenas através de chamado pela Central de Serviços do ramal 4040.

 

PRIMEIRO ACESSO: Para usar a rede Wi-Fi “TST-Corporativo” pela primeira vez, o servidor deverá pedir auxílio à equipe do ramal 4040 para configurar seu aparelho, com alguns parâmetros técnicos que podem ser diferentes dependendo da versão do sistema operacional Android ou iOS. Se for o caso, estagiários e prestadores de serviço devem solicitar aos seus chefes autorização para usar a rede Wi-Fi.

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