Notícias Internas

TST em Movimento faz a live “Atividade física em tempos de pandemia”

O vídeo é o primeiro de uma série para estimular a saúde e o bem-estar durante a pandemia

O TST em Movimento e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) realizaram, nesta sexta-feira (29/5), a live “Atividade física em tempos de pandemia”, transmitida e armazenada no canal do TST no YouTube. Foi a primeira de uma série de lives do projeto “Saúde e bem-estar na quarentena com o TST em Movimento”. O primeiro vídeo foi uma conversa entre o médico Moacir Silva Neto, especialista em Medicina Esportiva e Fisiatria, e a fisioterapeuta Cecília de Falco, servidora do Tribunal. 

Riscos da inatividade física

A atividade física é um dos aspectos mais importantes da saúde, combatendo doenças físicas e mentais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, antes da pandemia, cerca de 31% das pessoas acima de 15 anos eram consideradas insuficientemente ativas.

Segundo Moacir Silva Neto, é preciso combater a inatividade imposta pelo novo estilo de vida, decorrente do isolamento social, pois, de acordo com os estudos da OMS, uma a cada dez mortes está relacionada com a insuficiência de atividade física. 

Pessoas com condicionamento físico podem reduzir em até 40% a chance de morrer ao longo de 20 anos, em relação a quem tem condicionamento baixo, além de diminuir a incidência de doenças cardíacas e imunológicas.

Benefícios de exercitar-se 

Durante a live, o médico explicou os benefícios da prática diária do esporte, que promove melhora no condicionamento cardiorrespiratório, no sistema imunológico e na força muscular. “O condicionamento físico é como se fosse um escudo entre as pessoas e as doenças, sejam elas externas ou internas. Ou seja, quando o condicionamento físico é bom, o grau de proteção é maior”, explicou.

Iniciativas do TST em Movimento 

Pesquisa remota da Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas (Cdep) mostrou que a maioria dos servidores não está conseguindo fazer atividade física devido à dificuldade na adaptação domiciliar. Para auxiliar nas mudanças, a fisioterapeuta Cecília de Falco informou que o TST em Movimento disponibiliza vídeos semanais por e-mail sobre ginástica residencial. O conteúdo também está no canal do TST no YouTube.

As aulas permitem que as pessoas se mantenham ativas fisicamente. Exercícios como caminhada, dança e esteira também são muito eficazes. O ideal é a prática de exercícios de fortalecimento muscular, flexibilidade e treinos de equilíbrio de duas a três vezes por semana em casa mesmo. Na possibilidade da prática em ambiente externo, é importante seguir as recomendações de distanciamento e do uso da máscara.

Quando questionado pelo internauta Daniel Vasques sobre a prática de exercícios em caso de sintomas da Covid-19, o médico Moacir Silva Neto advertiu que, em casos de febre, é preciso ter cautela, porque a atividade física aumenta a circulação do sangue, o que pode propagar a disseminação de infecções. 

A palestra durou 46 minutos, contou com 257 participações e está disponível no canal do Tribunal Superior do Trabalho.

Veja aqui:

(Mariana Gomes/GS)

Gestor - Secretaria de Comunicação Social


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907