Notícias Internas

Setin altera data de instalação da nova VPN do TST

Para ter acesso ao novo sistema, computadores deverão passar pelas configurações estabelecidas até o dia 5 de junho

20/01/2021 - A Secretaria de Tecnologia e Informação (Setin), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), alterou a data de implementação das mudanças no acesso à rede interna do TST. A atual solução de VPN (Cisco AnyConnect) deixará de funcionar no dia 5 de junho, e não mais no dia 22 de maio, como previsto inicialmente.

A medida visa à segurança do ambiente tecnológico do Tribunal, bem como uma experiência mais moderna aos usuários. Dessa forma, será necessário realizar alguns ajustes nos computadores que se conectam ao sistema.

A mudança ocorrerá durante o final de semana, no sábado (5) e domingo (6), e consistirá também na alteração do firewall utilizado atualmente. Assim, durante esse período, ficarão indisponíveis os sistemas do TST, os portais na internet e intranet, o acesso à rede e os demais serviços hospedados no data center do TST.

Quais configurações devo realizar no meu computador?

  • 1°- Instale o novo software da VPN (Forcepoint) – Saiba como pelo site https://sites.google.com/tst.jus.br/nova-vpn/;
  • 2°- Instale e habilite um antivírus no seu computador; em seguida habilite as atualizações do sistema operacional (Windows Update) e habilite também o firewall do Windows; e
  • 3°- O acesso ao drive "K:\" e a outras unidades de rede continuará como antes. Já os usuários que utilizavam o mapeamento de unidades de rede diretamente em seu computador local devem ficar atentos, já que esse recurso não estará mais habilitado.

O ideal é que o usuário siga o manual de instalação disponível para sistemas Windows e Mac, no site tutorial, de responsabilidade da Coordenadoria de Suporte Técnico aos Usuários (Csup).

ParaTodosVerem Cartaz informativo sobre mudanças no acesso à vpn. Na parte superior, sobre um fundo amarelo, há o texto em letras maiúsculas: A FORMA DE ACESSAR A VPN DO TST ESTÁ PRESTES A MUDAR. Logo abaixo, há um texto explicativo que diz: A SETIN está modernizando a forma de acesso à rede interna do Tribunal para adicionar ainda mais segurança ao ambiente tecnológico do TST. Para que tudo ocorra bem, é necessário mudar alguns hábitos e fazer alguns ajustes nos computadores que se conectam à rede do Tribunal. Em seguida, as instruções que devem ser adotadas, são elas:1º Instale o novo cliente para conexão com a VPN - Um novo software de VPN (Forcepoint) deve ser instalado em seu computador para conectar-se à rede do TST. Acesse o site "https://sites.google.com/tst.jus.br/nova-vpn/" para saber como instalar. 2º Faça isso no micro que você conecta à VPN - Instale e ative um Antivírus; Habilite as atualizações do sistema operacional (Windows Update); Habilite o firewall do Windows. 3º Sobre mapeamento manual de drives de rede - Agora, o MAPEAMENTO de unidades de rede DIRETAMENTE em seu computador LOCAL não está mais habilitado, esse recurso era utilizado por alguns usuários e, por medida de segurança, não estará mais disponível. 4º Comece agora e esteja preparado - A partir do dia 22/05/21, o acesso à rede do Tribunal só será possível por meio do novo cliente e de máquinas com as configurações mencionadas (Passo 2). Acesse o site "https://sites.google.com/tst.jus.br/nova-vpn/" e siga as orientações para evitar problemas de conexão. Mais abaixo os canais a serem utilizados em caso de dúvidas (agiliza, suporte@tst.jus.br e 4040) e do lado direito a logomarca da justiça do trabalho.

Dúvidas ou problemas de conexão

Para mais informações ou em caso de dúvida, entrar em contato pela plataforma de atendimento Agiliza, pelo e-mail (suporte@tst.jus.br) ou pelo ramal 4040.

(Mariana Gomes/RT – Com informações da Csup/Citec)

Gestor - Secretaria de Comunicação Social


Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907