[Mês de Combate ao Assédio] Escuta Ativa: Construindo Empatia por Meio das Conexões - para servidores - TST Intranet
[Mês de Combate ao Assédio] Escuta Ativa: Construindo Empatia por Meio das Conexões - para servidores
Diana Bonnar da Peaceflow
Diana Bonar é especialista em Resolução de Conflitos e Estudos para a Paz pelo Centro Internacional da Paz do Rotary na Tailândia, pela Chulalonkkorn University. Possui 13 anos de experiência com abordagens colaborativas, com a facilitação da Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos. É certificada em Segurança Psicológica, um modelo de negócios para equipes de alta performance. Conta com ampla experiência na área de desenvolvimento organizacional, treinamentos, desenvolvimento de pessoas e Comunicação Não Violenta.
Objetivo Geral:
- Capacitar os servidores para desenvolver habilidades de escuta ativa,
- Comunicação não-violenta e segurança psicológica;
- Promover o desenvolvimento dos servidores e fortalecer a cultura de crescimento e aprendizado no TST.
Conteúdo Programático:
- O que é Escuta Ativa?
- Definição e importância
- Como a escuta ativa impacta o ambiente de trabalho
- Habilidades Fundamentais da Escuta Ativa
- Atenção plena e linguagem corporal
- Reformulação e validação do discurso do outro
- Empatia na Comunicação
- Como demonstrar empatia de forma autêntica
- A relação entre escuta ativa e segurança psicológica (link com Curso 1)
- Escuta Ativa e Feedback Construtivo
- Como receber feedback sem resistência (link com Curso 3)
- Estratégias para dar feedbacks construtivos
- Práticas para Melhorar a Escuta no Dia a Dia
- Exercícios e simulações
- Como implementar a escuta ativa no ambiente de trabalho
Datas e local:
Dias 13 e 14 de maio de 2025
das 15h30 às 18h30
Componentes do Programa EDUCARE:
Segurança psicológica; relacionamento interpessoal; escuta ativa; comunicação não-violenta.
Conteúdo de Responsabilidade da
SECOM - Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: (61) 3043-4907